As fotos embora desfocadas não deixam margem para dúvidas, o Jetour Traveller é uma cópia flagrante do Land Rover Defender e tem um bom desempenho fora de estrada. Isso significa que é possível ter um 4×4 chinês que é significativamente mais barato que o modelo britânico.

Estás convencido com a ideia? Tem de ser dito que a frente do SUV asiático é bastante diferente da do Defender, presumivelmente para evitar uma acusação bem merecida de plágio. Além disso, as jantes de liga leve não são tão bonitas quanto as originais da Land Rover, mas de resto, pode passar.

O Traveller, que tem 4,79 metros de comprimento, não está à venda na Europa, mas quem sabe o que o futuro reserva.

As opções a gasolina reivindicam 184cv e 254 cv provenientes de motores turboalimentados de 1,5 litros e 2,0 litros, respectivamente. O motor de entrada está acoplado a uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades, juntamente com tração dianteira.

A versão mais potente tem dois eixos de transmissão e uma transmissão, também automática, mas com oito velocidades. Tudo o que sabemos sobre a versão PHEV é que combina o motor turbo de 1,5 com uma unidade elétrica.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Concedido, o Traveller não é páreo para o Defender em seções fora de estrada, mas pelo menos tem alguns ângulos 4×4 interessantes: ângulos de entrada de 27º e de saída de 30º, além de 22 cm de altura ao solo e uma profundidade de vau de 70 cm.

Esteticamente, o veículo chinês tem uma frente com faróis em forma de cruz e uma grelha estreita com a inscrição Jetour. Há também um efeito de tecto flutuante graças aos pilares pretos e uma roda sobressalente ancorada à porta traseira. Finalmente, as jantes de liga leve podem medir entre 18 e 20 polegadas.

Em termos de equipamento, a Chery, a multinacional à qual pertence a marca Jetour, equipou o carro com instrumentação digital LCD de 10,25 polegadas, uma tela central de 15,6 polegadas, um volante multifuncional achatado, um sistema de áudio Sony com 12 alto-falantes, condução semi-autónoma de nível 2 e volante e assentos aquecidos.

Como podes ver, este não é exatamente um veículo ‘low cost’, mas o preço faz parecer que sim. Na China, os preços começam em 140.900 yuan, ou apenas €18.135,00 à taxa de câmbio atual. Os clientes correriam para as concessionárias se fosse vendido aqui por esse preço…