Os entusiastas de automóveis, costumam referir-se aos seus carros como se fossem os seus bebés e, embora isso possa ser hiperbólico, a BMW está a aderir à metáfora, oferecendo agora um certificado de nascimento para os proprietários dos seus veículos históricos.

Este novo documento é, na verdade, o último desenvolvimento de um produto que a marca alemã oferecia anteriormente aos proprietários. O “Certificado de Nascimento” substitui agora o “Certificado do Veículo” que a BMW Group Classic enviava anteriormente aos proprietários.

Agora, o documento passou de ser um pedaço de papel físico para um documento totalmente digital. Embora alguns proprietários possam ficar desapontados por já não terem um documento original para exibir em exposições de carros ou pendurar na sua garagem, a BMW argumenta que isto facilitará a obtenção do certificado pelos compradores, e significará o fim dos problemas de envio.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O Certificado de Nascimento ainda terá uma assinatura digital para evitar a possibilidade de manipulação. Apesar disso, o documento não é um certificado de autenticidade, e tornar isso claro foi parte do que levou a BMW a mudar o nome do documento. Embora o Certificado de Nascimento não possa garantir que um veículo clássico é o verdadeiro, é um registo oficial de como e quando esse carro saiu da fábrica.

O Certificado de Nascimento contém os números do chassis e do motor, a data de produção e a data de entrega. Nos veículos clássicos construídos na década de 1980 ou mais tarde, também oferece informações sobre o equipamento opcional que foi montado no carro, bem como o seu número de transmissão.

“Este certificado de nascimento dará respostas a todas as perguntas relativas à história do veículo em questão, incluindo itens de dados individuais”, escreve a BMW. “Por isso, pode esperar uma documentação moderna e fiável do seu adorado BMW clássico.” Para obter um Certificado de Nascimento, os proprietários devem preencher um formulário de pedido e pagar uma taxa de €125.